Os melhores DJs do mundo. Top 100 DJ Mag vs Top 100 RA

Hoje Sven Väth fez uma declaração em sua fan page no Facebook sobre a pesquisa para eleger os TOP 100 da DJ Mag em 2012:

A votação para Top 100 da DJ Mag é sujeita à controversas discussões todo ano à respeito de sua credibilidade, seja pelos DJs ou pelo público, e suas registradas tentativas de manipulação de votos e consecutivas desqualificações, fica por conta de cada um a própria opinião se essa pesquisa é capaz de mapear uma verdadeira imagem de quem é bom e quem não é.

Poucos anos atrás, entrei em contato com a DJ Mag solicitando que me removessem de suas votações completamente, mas eles persuadiram para continuar. Mas, quando os resultados da votação de 2012 foram publicados, eu vi com certo prazer que eu finalmente havia caído fora dos Top 100 – todo o trabalho duro com inúmeras apresentações e tour pelo planeta finalmente valeram a pena e eu não poderia estar mais feliz de cair fora do radar deles!

Não é de hoje que Sven Väth é ídolo. Atuando como DJ por mais de 30 anos, ele é dono do selo Cocoon – gravadora e club, e pertence às melhores festas em Ibiza e pelo mundo. Analisando o resultado da votação DJ Mag, entende-se bem o que ele sugere. Após um ano marcado com a popularização da EDM (Electronic Dance Music), apareceram nomes no Top 10 como Afrojack, Hardwell e Skrillex. Esse resultado não é mérito da comunidade comercial (mainstream). O pessoal que curte um som mais “conceito” (underground) também anda por aí deixando de lado nomes fortes e recorrentes na cena mundial para eleger os novos queridinhos que aparecem após uma track ou outra. É o caso da votação para Top 100 do Resident Advisor em 2011. Nomes que antes nem figuravam entre os Top 100 apareceram entre os Top 20 no ano passado.

A conclusão que somos obrigados a tirar destas pesquisas de opinião pública é que o marketing é a alma do negócio. Não importa quem faz a melhor contribuição para cena eletrônica ou quem produz álbuns e tracks com consistência. O segredo aqui é estar entre os mais charteados nas festas, rádios e redes sociais. Como disse Nelson Rodrigues: “A maioria é burra!”

Se você quer ver o resultado dos Top 100 DJ Mag 2012, visite: http://goo.gl/N7lHe
Se você quer ver os Top 100 Resident Advisor 2011, acesse: http://goo.gl/FAP4H

Start typing and press Enter to search

Jamie Lidell