Exposição de Antonio Bokel “Made In India” na Homegrown Ipanema (RJ)

Made in India
por Antonio Bokel

Inspirado em uma viagem à Índia em 2012, o artista plástico Antônio Bokel leva à Homegrown sua mais recente obra, a exposição ‘Made in India’, no dia 27 de fevereiro, quarta-feira. Nela, Bokel expõe fotografias, pinturas, serigrafias, aquarelas e esculturas inspiradas na cultura indiana, deixando evidente os contrastes entre as culturas oriental e a ocidental. O artista busca alertar como a globalização e a tecnologia, com a influência das grandes corporações, estão aniquilando todo tipo de cultura ancestral e pura que há no planeta.

De posse de um estilo que ele próprio define como Neo Expressionismo Pop e Primitivismo Urbano, Bokel exibe ao público uma pintura em tela (150cm x 120cm) , 12 trabalhos em papel (60 x 40cm), 4 fotografias (150 x 75cm) e uma escultura. Sobre a inspiração que o levou a criar as obras, ele explica: “Até a Índia que é um país com forte resistência cultural já esta sendo contaminando com a invasão de grandes empresas ocidentais. É triste ver no meio de uma aldeia rústica um cartaz da Coca Cola ou um Deus da cultura milenar Hindu fazendo anúncio de um produto, um restaurante ou de uma loja. A sociedade vive em função do consumo e os Deuses acabam virando garotos propaganda de um produto ou outro, sendo usados para vender dvds, cds e chaveiros, postais e todo tipo de souvenirs. Há uma banalização das culturas ancestrais em todo planeta” teoriza.

Influenciado por artistas como Kooning, Julian Shnabel , Antoni Tapies, Cy towmbly, Joseph Beuys, Emilio Vedova entre outros, Antonio Bokel organizou em 2012 as exposições “Espaço Atemporal” no Centro do Rio e “Gramática Urbana” no Hélio Oiticica. Ele leva agora a “Made in India” para Ipanema, na galeria mais underground do Rio, a Homegrown. “Quero alertar com essa exposição, de uma maneira sutil, que estamos vivendo numa sociedade doente, consumista, que valoriza só o ego e a fama e que nos desvirtua da espiritualidade, que é o único caminho para uma nova consciência que transformará o planeta e marcará uma nova era” conclui.

Serviço:
Exposição: Made in India
Data: Abertura:27.02.2013 / exposto até 15.03.2012
Horário: Abertura – às 18h / Visitação – 10h às 20h, segunda a sexta , 12h às 18h aos sábados
Endereço: Rua Maria Quitéria 68 sobreloja Ipanema/Rj – 2513-2160
Assessoria de Imprensa: Julia Ryff – juliaryff@gmail.com – 9328 4771

Start typing and press Enter to search